Graduação Fisioterapia

Administração Acadêmica

Objetivos: Gerenciar os trabalhos docentes e discentes, coordenando às relações de ensino-aprendizagem e todas as atividades inerentes ao curso.

Coordenador de Curso: Prof. Ms. Nelson Ayres Barradas de Freitas.
E-Mail: fisioterapia@seflu.com.br Telefone: (21) 2792-0352 – Ramal 29

Histórico e Marco Conceitual


O Curso de Fisioterapia da SEFLU está em franco funcionamento desde 1985, formando o que consideracomo profissional essencial para os dias atuais, um fisioterapeuta humano, com conhecimentos técnico-científicos, embasamentos filosóficos, sócio-culturais e elevado espírito de cidadania, que entenda o ser humano em sua complexidade, do ponto de vista bio-psico-social e dotado de aspirações espirituais; que considere o hospital e as diversas unidades da rede de saúde como parte de um sistema de atenção organizado hierarquicamente; que veja o cliente como pessoa, um sujeito ativo nas ações de saúde.

É exatamente por isso que o Curso de Fisioterapia da SEFLUoferece uma formação técnica e um embasamento científico que permite ao aluno, conhecer, analisar e interferir nas realidades e problemas locais, buscando a melhoria da qualidade de vida, em consonância com os valores culturais da sociedade e harmonizados com padrões éticos e bioéticos de exercício da cidadania. Conta para isso, com recursos didático–pedagógicos, com instalações laboratoriais de Anatomia, Microscopia, Eletroterapia, Imagens e Recursos Terapêuticos Manuais, Informática, Ciência do Movimento, Cinesiologia e Vivências Cinesioterapêuticas, Cardiopulmonar, bem como a Clínica Escola (Centro de Fisioterapia Clínica) e os Núcleos de Pesquisas e Projetos Comunitários.

Nas Especialidades Clínicas e nos Estágios Profissionais – Introduz os alunos nas ações de saúde em atenção primária, secundária e terciária através das salas de aulas, centro de fisioterapia clínica, trabalho de campo e projetos comunitários orientados, para então serem acompanhados no fazer prático, para a otimização das habilidades e capacidades pessoais. Conta para isso com as instalações da Clínica Escola e com a rede conveniada, onde complementam os estágios nas diferentes especialidades de fisioterapia aplicada e familiarizam com as bases científicas de cada modalidade. terapêutica, sendo treinados no desenvolvimento do processo terapêutico e na relação terapeuta – cliente em fisioterapia.

Concepção do Curso

O curso de graduação em Fisioterapia da SEFLU, em Nilópolis, está em franco funcionamento desde 1985. Nestes vinte anos de existência, a procura pelo curso tem partido de alunos residentes nos municípios de Nilópolis, São João de Meriti, Rio de Janeiro, Belford Roxo, Mesquita, Nova Iguaçu, Queimados, Japerí e Paracambi, conforme os arquivos da IES. Estes municípios integram parte da área da Baixada Fluminense, região densamente povoada, com um grande contingente de jovens e crianças. Não existem dados estatísticos disponíveis sobre a região, mas é facilmente observável a carência de instituições de ensino e saúde que satisfaça a demanda. Existem Escolas Municipais e Estaduais nos territórios dos municípios, mas insuficientes e os Hospitais, Centros de Saúde e Postos de Atendimento, quando existentes se localizam apenas nos centros urbanos, não atendendo as necessidades da população. Não há na região serviços de atendimento fisioterapêutico por parte do Poder Público, deslocando a população para o vizinho município do Rio de Janeiro, quando necessitada desse atendimento. Predomina na região uma economia de prestação de serviços, relações comerciais e algumas indústrias.

O curso de Fisioterapia da SEFLU, em Nilópolis, vem cobrindo essa demanda regional, quer na colocação do fisioterapeuta por ele graduado, nas unidades de saúde existentes, quer na criação de clínicas e serviços de assistência fisioterapêutica na região, por parte dos graduados egressos.

O curso de Fisioterapia da SEFLU, em Nilópolis, prepara os seus alunos para a intervenção fisioterapêutica nos níveis de educação, promoção e proteção da saúde; prevenção específica das doenças e dos agravos à saúde; tratamento das intercorrências patológicas e das seqüelas; reabilitação funcional e assistência custodial, como requer o futuro da profissão e as carências da população.

O Curso de Fisioterapia da SEFLU oferece uma formação técnica e embasamento científico que permite ao aluno, o futuro profissional, conhecer, analisar e interferir nas realidades e problemas locais, transformando-os em esforço por melhoria da qualidade de vida, em consonância com os valores culturais da sociedade e harmonizados com padrões éticos e bioéticos de exercício da cidadania . Conta para isso com recursos didático – pedagógicos das Salas de Aulas, das instalações laboratoriais de Anatomia, Microscopia, Eletroterapia, Imagens e Recursos Terapêuticos Manuais, Informática, Ciência do Movimento, Cinesiologia e Vivências Cinesioterapêuticas, Cardiopulmonar, bem como a Clínica Escola (Centro de Fisioterapia Clínica), os Núcleos de Pesquisas e Projetos Comunitários, a Sala de Vídeo e uma Biblioteca Informatizada.

O curso de Fisioterapia da SEFLU, em Nilópolis, adota uma linha de formação geral sólida, que permite um aprendizado continuado ao longo do desempenho profissional. A fisioterapia é focada em seu tríplice aspecto de Ciência Aplicada, Campo de Atuação e Profissão Regulamentada. Enquanto Ciência Aplicada busca seus principais subsídios em fontes diversas:

Nas Ciências Humanas – Busca Conhecer as questões globais que envolvem o ser humano enquanto sujeito e pessoa, o seu meio sócio – cultural e o processo do adoecer.

Nas Ciências Biológicas – Busca a compreensão dos aspectos biológicos, anatômicos e funcionais do ser humano, bem como as patologias e a relação saúde – doença.

Nos Recursos Terapêuticos – Busca a instrumentalização disponível para a terapia física, valendo-se dos avanços científicos, tecnológicos e da relação terapêutica desenvolvida durante o processo terapêutico em fisioterapia.

Nas Especialidades Clínicas e nos Estágios Profissionais – Introduz os alunos nas ações de saúde em atenção primária, secundária e terciária através das salas de aulas, centro de fisioterapia clínica, trabalho de campo e projetos comunitários orientados, para então serem acompanhados no fazer prático, para a otimização das habilidades e capacidades pessoais. Conta para isso com as instalações da Clínica Escola e com a rede conveniada, onde complementam os estágios nas diferentes especialidades de fisioterapia aplicada e familiarizam com as bases científicas de cada modalidade terapêutica, sendo treinados no desenvolvimento do processo terapêutico e na relação terapeuta – cliente em fisioterapia.

Nas Monitorias, Especialidades Clínicas e nos estágios Profissionais, introduz os alunos na parte prática das disciplinas básicas e nas ações de saúde em atenção primária, secundária e terciária, através dos laboratórios, salas de aulas e rede conveniada.

Na Iniciação Científica e Projetos de Extensão Universitária – Introduz e acompanha o aluno no planejamento e execução da pesquisa científica, apresentação de seus resultados e/ou conseqüente publicação de seu relatório em forma de artigo científico, contando para isso com o Núcleo de Pesquisas em Fisioterapia, com os Simpósios Semestrais de Fisioterapia e Encontro de Ex -alunos e com a periodicidade da Revista SEFLU.

No Trabalho de Conclusão do Curso, onde o aluno, sob orientação docente, desenvolve uma pesquisa na área de interesse da fisioterapia e a apresenta em forma de Monografia, ou Artigo Científico.

Competências e Habilidades

O Curso de Graduação em Fisioterapia, em Nilópolis, tem como Competências e habilidades gerais a formação de profissionais generalistas, com conhecimentos, habilidades e atitudes para o exercício da fisioterapia compromissados com o ser humano que, enquanto pessoa, é dotado de autoconsciência e autonomia, com capacidade de comunicação, afetividade e autotranscendência, harmonizados com as atuais convicções científicas e postulados éticos e bioéticos. No plano específico procura conduzir oaluno para que no final do curso, desenvolva a prática da Fisioterapia de modo abrangente, contemplando a saúde do movimento humano em suas múltiplas abordagens, de educação, promoção, manutenção, proteção, prevenção específica, reabilitação funcional e assistência custodial.

O fisioterapeuta é integrado na área da saúde, com participação multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinarmente, consciente dos seus direitos e deveres na equipe de saúde com espírito crítico e capacidade para analisar os problemas da sociedade e buscar soluções para os mesmos, tanto em nível individual como coletivo, de conformidade com os padrões de tecnicidade, cientificidade e humanização do atendimento.

O fisioterapeuta é preparado para a tomada de decisão quando necessária, visando a adequação do trabalho do ponto de vista do custo – efetividade e dos recursos terapêuticos empregados, baseados em evidências científicas; para uma abertura na comunicação com o outro, os pares e o público em geral, com respeito e responsabilidade; para uma liderança efetiva e eficaz, visando o bem estar da pessoa e da comunidade; para um espírito empreendedor, com capacidade administrativa e gerencial; para uma constante busca de melhoria e aprendizado na prática fisioterapêutica e na formação pessoal e dos futuros profissionais; para um reconhecimento da saúde como direito e condições dignas de vida para todos, atuando de forma a garantir a integralidade da assistência em todos os níveis de complexidade; para dar sua contribuição na manutenção da saúde, bem estar e qualidade de vida das pessoas, famílias e comunidade, respeitando as circunstancias éticas, políticas, sociais e econômicas, ambientais e biológicas; para exercer a sua profissão na plenitude de sua senhoridade científica, legal, ética, bioética, técnica e socialmente, através das consultas, avaliações e coleta de dados, execução e interpretação de exames propedêuticos e complementares, para a elaboração do diagnóstico cinético funcional, para orientar as condutas fisioterapêuticas baseadas em evidências, de forma articulada ao contexto social, para manter a confidencialidade das informações, fazer encaminhamentos quando necessários, controlar a eficácia dos recursos tecnológicos da fisioterapia, garantindo sua qualidade e segurança; para conhecer métodos e técnicas de investigação e elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos e os fundamentos históricos, filosóficos e metodológicos da fisioterapia, bem como seus diferentes modelos de intervenção.

Perfil Profissional

O Curso de Graduação em Fisioterapia, em Nilópolis, tem como objetivose habilidades gerais a formação de profissionais generalistas, com conhecimentos, habilidades e atitudes para o exercício da fisioterapia compromissados com o ser humano enquanto pessoa, dotado de autoconsciência e autonomia, com capacidade de comunicação, afetividade e autotranscendência, harmonizados com as atuais convicções científicas e postulados éticos e bioéticos.

Os objetivose habilidades específicas do Curso de Graduação em Fisioterapia da SEFLU, conduz o aluno para que no final do curso, desenvolva a prática da Fisioterapia de modo abrangente, contemplando a saúde do movimento humano em suas múltiplas abordagens, de educação, promoção, manutenção, proteção, prevenção específica, reabilitação funcional e assistência custodial.

O fisioterapeuta é integrado na área da saúde, com participação multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinarmente, consciente dos seus direitos e deveres na equipe de saúde com espírito crítico e capacidade para analisar os problemas da sociedade e buscar soluções para os mesmos, tanto em nível individual como coletivo, de conformidade com os padrões de tecnicidade, cientificidade e humanização do atendimento.

O fisioterapeuta é preparado para a tomada de decisão quando necessária, visando a adequação do trabalho no ponto de vista do custo – efetividade e dos recursos terapêuticos empregados, baseados em evidências científicas; para uma abertura na comunicação com o outro, os pares e o público em geral, com respeito e responsabilidade; para uma liderança efetiva e eficaz, visando o bem estar da pessoa e da comunidade; para um espírito empreendedor, com capacidade administrativa e gerencial; para uma constante busca de melhoria e aprendizado na prática fisioterapêutica e na formação pessoal e dos futuros profissionais; para um reconhecimento da saúde como direito e condições dignas de vida para todos, atuando de forma a garantir a integralidade da assistência em todos os níveis de complexidade; para dar sua contribuição na manutenção da saúde, bem estar e qualidade de vida das pessoas, famílias e comunidade, respeitando as circunstancias éticas, políticas, sociais e econômicas, ambientais e biológicas; para exercer a sua profissão na plenitude de sua senhoridade científica, legal, ética, bioética, técnica e socialmente, através das consultas, avaliações e coleta de dados, execução e interpretação de exames propedêuticos e complementares, para a elaboração do diagnóstico cinético funcional, para orientar as condutas fisioterapêuticas baseadas em evidências, de forma articulada ao contexto social, para manter a confidencialidade das informações, fazer encaminhamentos quando necessários, controlar a eficácia dos recursos tecnológicos da fisioterapia, garantindo sua qualidade e segurança; para conhecer métodos e técnicas de investigação e elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos e os fundamentos históricos, filosóficos e metodológicos da fisioterapia, bem como seus diferentes modelos de intervenção.

Matrizes Curriculares

Grade 2005-1

Estrutura Curricular e Metodologia – Vigência a partir de 2005-1.

O percurso curricular traz em seu bojo uma estrutura que detém a existência operacional do Curso. Segundo Nelson de Figueiredo Ribeiro: “o currículo pleno define a estrada ou caminho que deverá ser seguido pelo aluno; por isso diz-se que é a manifestação mais elementar e, também a mais estrutural do plano de ensino de um curso”.

Os conteúdos curriculares estabelecidos e propostos para o curso de Fisioterapia da Sociedade Educacional Fluminense (SEFLU) visam oferecer, a formação profissional necessária para a obtenção do título de Fisioterapeuta. Sugere o período a ser cursado para uma melhor construção do pensamento e do conhecimento, diretamente ligado à formação geral para obtenção do título de Fisioterapeuta.

GRADE CURRICULAR 2005-1 – BACHAREL EM FISIOTERAPIA

DURAÇÃO DO CURSO: 8 PERÍODOS – 4 ANOS.

1º PERÍODO

Disciplinas

C/H

Cr

Pré-Requisito

Esplancnologia

40

02

Neuroanatomia *

60

03

 

Biologia I (citologia e genética) *

80

04

 

Microbiologia

40

02

 

Histologia e Embriologia

40

02

 

Fundamentos da Biofísica

40

02

 

Metodologia Científica

40

02

 

Introdução à Fisioterapia

40

02

 

TOTAL

380

19

 

2º PERÍODO

Disciplinas

C/H

Cr.

Pré-Requisito

Osteoartrologia e Miologia

80

04

 

Fisiologia *

60

03

Esplancnologia

Biologia II

40

02

 

Fundamentos de Bioquímica

40

02

 

Neurofisiologia

40

02

Neuroanatomia

Imunologia Básica

40

02

 

Saúde Pública

40

02

 

 Estatística *

60

03

 

TOTAL

400

20

 

3º PERÍODO

Disciplinas

C/H

Cr.

Pré-Requisito

Patologia Geral

40

02

 

Antropologia *

60

03

 

Filosofia *

40

02

 

Cinesiologia I

60

03

Osteoartrologia / Miologia

Cinesiofisiologia

40

02

 

Farmacologia Aplicada

40

02

Bioquímica

Terapias Manuais

40

02

 

TOTAL

320

16

 

4º PERÍODO

Disciplinas

C/H

Cr.

Pré-Requisito

Bioética e Pesquisa

40

02

 

Terapia Física I

60

03

 

Cinesiologia II

40

02

Osteoartrologia / Miologia

Cinesioterapia I

60

03

Cinesiologia I

Reumatologia Clínica

40

02

 

Traumato-Ortopedia Clínica

80

04

 

Métodos e Técnicas de Avaliação em Fisioterapia

60

03

 

Práticas Sociais I

40

02

 

TOTAL

420

21

 

5º PERÍODO

Disciplinas

C/H

Cr.

Pré-Requisito

Iniciação Científica

40

02

 

Práticas Terapêuticas Complementares

40

02

 

Órtese e Prótese

40

02

 

Terapia Física II

40

02

 

Diagnóstico por Imagens, Gráficos   e Exames Complementares

40

02

Osteoartrologia / Miologia

Clinica Geral

40

02

 

Fisioterapia Reumato Funcional

40

02

Reumatologia Clínica

Fisioterapia Traumato-ortopédica Funcional

60

03

Traumatologia Clínica

Neurologia Clínica

40

02

 

Cinesioterapia II

60

03

Cinesioterapia I

Práticas Sociais II

40

02

 

TOTAL

480

24

 

6º PERÍODO

Disciplinas

C/H

Cr.

Pré-Requisito

Psicologia do Desenvolvimento e Personalidade

40

02

 

Ética e Deontologia

40

02

 

Abordagem Terapêutica

40

02

 

Fisioterapia Neurofuncional I

60

03

Neurologia Clínica

Fisioterapia Preventiva

40

02

 

Fisioterapia Desportiva

40

02

 

Fisioterapia Infantojuvenil Funcional

60

03

 

Abordagem Domiciliar

40

02

 

Fisioterapia Gerontofuncional

40

02

 

Fisioterapia Dermatofuncional

40

02

 

Estágio Supervisionado I

200

10

Conhecimentos Fisioterapêuticos I a  IV

TOTAL

640

32

 

7º PERÍODO

Disciplinas

C/H

Cr.

Pré-Requisito

Psicologia  Aplicada à Fisioterapia

40

02

 

Fisioterapia Social e Comunitária

40

02

 

Fisioterapia Urogineco-obstétrica Funcional

40

02

 

Fisioterapia Neurofuncional II

40

02

Fisioterapia neuro I

Fisioterapia Psicocinética Funcional

40

02

 

Fisioterapia Pneumofuncional I

40

02

 

Fisioterapia Cardiofuncional I

40

02

 

Fisioterapia do Trabalho

40

02

 

Estágio Supervisionado II

280

14

Conhecimento Fisioterapêutico V e Estágio I

TOTAL

650

30

 

8º PERÍODO

Disciplinas

C/H

Cr.

Pré-Requisito

Fisioterapia Cardiofuncional II

40

02

 

Fisioterapia Pneumofuncional II

40

02

 

Fisioterapia em Cuidados Intensivos

40

02

 

Gestão em Saúde *

40

02

 

Trabalho de Final de Curso

40

02

 

Estágio Supervisionado III

300

15

Conhecimento Fisioterapêutico VI e Estágio II

TOTAL

500

25

 

ATIVIDADES COMPLEMENTARES: 200 HORAS

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