Mantenedora

  • Documento: Decreto Federal
  • No. do Documento: 90.822
  • Data do Documento: 18/01/1985
  • Data de Publicação: 21/01/1985
  • Situação Legal Atual: Credenciado(a)
  • Documento: Decreto Federal
  • No. do Documento: 90882
  • Data do Documento: 18/01/1985
  • Data de Publicação: 21/01/1985
  • HISTÓRICO

    A Sociedade Educacional Fluminense, foi criada na cidade de Nilópolis, no estado do Rio de Janeiro, no ano de 1974. Mantenedora da Faculdade de Ciências Médicas e Paramédicas Fluminense, inaugurada a 01 de Abril de 1985, foi pioneira, não só no ensino superior na região, bem como nos cursos de Fisioterapia e Psicologia, ambos reconhecidos pelo MEC.

    Ainda hoje, o curso de Psicologia é o único em toda Baixada Fluminense, servindo a várias cidades que formam o Grande Rio, uma conurbação de milhares de habitantes, envolvendo: Nilópolis, Mesquita, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Belford Roxo, São João de Meriti, Queimados, parte da Zona Norte e toda a Zona Oeste do Rio de Janeiro.

    MISSÃO INSTITUCIONAL

    A Faculdade de Ciências Médicas e Paramédicas Fluminense – SEFLU, tem como sua missão educacional: “Transformar o ser humano através da Educação”.

    Calcados nessa missão, seus objetivos buscam não só proporcionar uma sólida formação profissional, como capacitar indivíduos para que possam agir em sua sociedade como agentes transformadores, conscientes de sua cidadania, de sua humanidade e de sua importância social.

    A Instituição como meta e desafio, procura, com seu corpo docente, técnico e administrativo, desenvolver um trabalho sério, buscando preparar seus alunos para o mercado de trabalho, conscientizando-os de que o futuro se constrói com as habilidades e competências desenvolvidas no presente e que o bem social se faz a partir da inserção em sua própria comunidade. Prepara-os, assim, para plena atuação em seu meio, focando, antes de tudo, a responsabilidade social de sua profissão e a sua própria, como cidadão.

    FILOSOFIA EDUCACIONAL

    Ao longo dos anos a SEFLU tem buscado cada vez mais investir na sua qualidade de ensino e, não foi à toa que, como reconhecimento desse esforço, recebeu o Prêmio Nacional de Excelência em Qualidade de Ensino de 2008, conferido pelo Instituto de Pesquisa de Qualidade Gomes Pimentel. Outro grande objetivo atingido tem sido a inserção de seus acadêmicos e profissionais no atendimento das necessidades da comunidade local. Exatamente por isso, a SEFLU também foi agraciada em 2008 com Prêmio de Educação e Responsabilidade Social, conferido pelo Instituto Brasileiro de Educação e Responsabilidade Social – IBRASI.

    Desta forma, a busca de profissionais que entendam o desafio de transformar a relação ensino-aprendizagem num verdadeiro instrumento de construção de saber e de transformação social, tem sido a sua principal meta.

    Contando com um corpo docente com amplo e diversificado referencial teórico e de experiência prática, também diversificada, nas várias áreas de seus cursos, a Instituição busca estruturar uma base sólida de formação profissional.

    Nessa relação de ensino-aprendizagem o aluno não é um mero expectador. Ao contrário, sua experiência de vida, interação social e conhecimentos pregressos são bases essenciais para o desenvolvimento dos objetivos acadêmicos, direcionando habilidades e desenvolvendo competências. Aulas dinâmicas e contextualizadas, técnicas de avaliação coerentes, aprimoramento metodológico e tecnologia educacional, são pontos chaves da estrutura de ensino da Instituição, discutidos em encontros de aprimoramento pedagógico realizado para o seu corpo docente.

    A maior preocupação é a de se fazer uma educação moderna, adequada às perspectivas do mercado de trabalho e as necessidades, cada vez mais prementes de toda a sociedade.

    Dessa forma, o aluno é levado a construir seu saber tanto no campo teórico, quanto no prático, criando efetivos instrumentos de ação profissional e de reflexão sobre a sua própria comunidade, estruturando o seu conhecimento e projetando-o sobre o campo social..

    Fóruns acadêmicos, pesquisas de campo, experiências em laboratórios, estágios profissionais, seminários, são alguns dos aspectos dessa instrumentação, que busca, desde cedo, incentivar sua capacidade de investigação científica e aprofundamento teórico, inserindo-o, sempre, no seu contexto sócio-cultural e na sua prática profissional.

    Como sujeito de um processo, capaz de perceber o mundo ao seu redor e de, sobretudo, transformá-lo, o aluno é respeitado em suas idiossincrasias, contando com todo apoio acadêmico.

    A Instituição mantém uma estrutura de atendimento personalizada, tanto no setor acadêmico quanto no administrativo, possibilitando acesso aos setorescapazes de solucionar os problemas por ele apresentado. A satisfação de suas necessidades é ponto fundamental da relação instituição-aluno, que acabou se transformando numa marca exclusiva da SEFLU.

    CAMPO OPERACIONAL

    Além das atividades de ensino teóricos e práticos, a SEFLU mantém atendimentos clínicos, fisioterápicos e psicológicos, voltados para toda a comunidade.

    Conjuga-se aqui o aperfeiçoamento profissional de alunos e professores a uma efetiva atuação comunitária, desenvolvendo-se na prática, a interação que dá sustentação a sua missão social.

    A Clínica-Escola de Fisioterapia e o Serviço de Psicologia Aplicada, são elementos fundamentais para esse processo. Alicerçadas nos referencias teóricos e científicos desenvolvidos no projeto educacional da Instituição, buscam incentivar, desenvolver e ampliar o campo prático, capacitando profissionais conscientes de sua responsabilidade social.

    Voltadas para o atendimento popular, buscam também preencher uma longa lacuna deixada pelo poder público, no atendimento de uma comunidade extremamente carente na área de saúde.

    Os atendimentos são sempre realizados por alunos, supervisionados por profissionais competentes, visando uma ação de desenvolvimento social promotora do bem estar e da recuperação da saúde física e mental.

    Além do atendimento clínico, a implementação de cursos de extensão e a realização de palestras voltadas para a educação comunitária na área de saúde e desenvolvimento humano, são atividades fundamentais da Instituição.

    Constituídas com base no resgate dos valores éticos, culturais e morais, busca-se, através dessas ações, uma atuação plena na transformação do corpo social.

    O ensino rompe, então, com os muros universitários, para se evidenciar como prática de interação Instituição-Comunidade, mudando hábitos e costumes, buscando o bem estar social, no seu mais amplo espectro.

    Ainda, como desdobramento dessa interação social, a SEFLU, promove anualmente sua Ação Comunitária Global, conjugando-se aos serviços das áreas de saúde e humanidades, ações sociais específicas, buscando o pleno desenvolvimento da cidadania, através de movimentos direcionados as comunidades carentes, contanto com a parceria de várias empresas e associações comunitárias da região nilopolitana.

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